30/10 Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

30/10 Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

É importante lembrar que reumatismo não é uma doença em si, mas sim um termo que reúne um grupo de mais de 100 doenças que acometem o aparelho locomotor. Normalmente, essas enfermidades afetam as articulações, ossos, tendões e músculos. Mas, algumas doenças reumáticas também podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele. Entre elas, as mais comuns são artrite reumatoide, artrose, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática e fibromialgia.

Os principais sintomas das doenças reumáticas são Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, vermelhidão, calor e inchaço nas articulações, dificuldade para movimentar as articulações ao acordar, dores ao esticar os braços sobre a cabeça e dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Os cuidados dessas doenças incluem tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e também tratamento farmacológico (com o uso de medicamentos).

Fechar Menu